sexta-feira, 18 de março de 2011

Criticar é preciso.

Sobre Senhora (desfecho), de José de Alencar.







             Penso que um dos aspectos mais fascinantes desta obra é a capacidade do ser humano, de sorrir apesar de sentir dor, num momento de vingança, para alimentar o ego. Aurélia, apesar de seu intenso amor por Fernando age com a razão, o que não seria comum para as mulheres daquela época. 

            Confesso que no momento em que Aurélia dobra-se aos pés de Fernando, apesar de não ter nada contra o "romantismo", indigno-me pelo fato de que, fora ela tão concisa, tão firme e racional, e nesse momento humilha-se diante de um homem que a humilhou outrora (posição que a sociedade da época em que vivia preconizava). Mas que se há de fazer? Quem sou eu para definir o final duma obra de Zé?
            Compreendo o desfecho de Alencar, mas creio que existiria uma forma mais sensata de evidenciar o sentimento intenso de Aurélia em relação a Fernando, sem que chegasse a tal extremo. 

2 comentários:

  1. Hum... Arrasou no comentário!! Vai tomar o lugar de Celso lá viu! hahaha

    ResponderExcluir
  2. boa escolha lindo livros resumindo jose de alencar " o mundo é uma quermece" mais senhora era mais oq ROMANTICA OU REALISTA )ai esta uma pitada nesse bolo!

    ResponderExcluir