quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sem posses!



"Seu pai não é seu, sua mãe não é sua, seus amigos não são seus, seu namorado não é seu. Ninguém é de ninguém". VC

É um ponto de vista bem plausível. Não nego que a idéia de pertencer a alguém me incomoda. Mas algumas últimas facetas me fazem repensar sobre isso, e até vejo graça.
Quantas vezes já se sentiu tão vislumbrado e atraído por "algo" em alguém de maneira tão especial que desejou para si? Quantas vezes esse "algo" te impeliu a entregar-se, contar seus segredos, perder seus receios? Aí, nesse momento de "espinha mole" que de certa forma passamos a pertencer ao outro. Não é preciso papel passado e timbrado para ser de alguém. Não, isso não adiantaria em nada. Mas o amar, o apaixonar, a mutualidade de sentimentos, o fascínio, o gozar de um bom relacionamento timbra em cada alma não a posse, mas a doação. Acredito que se chega ao ponto, por exemplo, de amantes se enxergarem como uma continuação um do outro, e visualizarem seus planos futuros um com o outro, e não querer ser de mais ninguém a não ser um do outro. Isso é abrir a porta de si, é doar-se, é dar-se. Logo, a pessoa deixa de pertencer a si, mas passa a ser de quem se entrega, uma vez que suas ações diretamente ou não(perceba ele ou não) serão influenciadas pelo outro. 
O fato é que, na maioria das vezes não sabemos lidar com o que é nosso. Estupidamente, pensamos poder controlar tudo que nos pertence. Ilusão das mais falhas... A falha não está nem em doar-se, mas em não saber receber. Como diria Maria Rita(na música Trajetória), "recebe menos quem mais tem pra dar". Não me envergonho de doar-me, nem um pouco. Mas sinto pelas vezes que não sei receber o que me é dado...
É por dispirocar em devaneios como esse que já não sei dizer se não pertencemos a ninguém ou se pertencemos um ao outro e o egoísmo nos faz querer privatizar-nos.
Uma filosofia barata? Talvez. Ou apenas outro ponto de vista...

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parece bizarro, mas a ideia de que nada nos pertence me alivia, pois parece que tira um pouco da responsabilidade e do peso de cuidar daquilo, pois nos tornamos eternamente responsáveis pelo que k-t-vamos.

    ResponderExcluir
  3. Garota, vc escreve muito bem ... "recebe menos quem mais tem pra dar" ... na vida as vezes agimos de forma egoísta querendo receber mais e doar menos, ou simplesmente não doar ... Mas acredito q Deus sabe quem esta aqui para doar mais, ensinar mais, é como se tivessem professores ou exemplos a serem seguidos, exemplos de conduta, de musica, de administração, de engenharia... Einstein, Irmã Dulce, Santos Dumont, Renato Russo, Orlando Gomes, Noel Rosa, Divaldo Franco... tantos professores, tanto o que aprender. Provavelmente esses doaram mais do que receberam e tantos, e tantos, e tantos outros. Mas numa relação "a dois" não há posse, não existe quem doa mais ou quem doa menos, mas sim sentimento de continuidade e por isso não precisa de papel timbrado. "...meu casamento é feliz porque os defeitos dele não me incomoda e os meus não incomodam a ele...", já dizia uma grande amiga quase japa (Karuma, saudosa). Não acho que exista doação de um filho para um pai ou vice versa, mas sim uma entrega na relação pai/filho, os dois fazem com que o amor surja naquele laço, naquele vinculo, mas não há posse, sei lá. Pq se eu quiser meu filho para mim eu vou priva-lo e vou ceifar sua liberdade ou parte dela e isso vai mexer na sua essência. Assim não amarei meu filho, mas provavelmente uma coisa que eu transformei ou transmutei para ele. Amar as pessoas como elas são é o grande barato. Posso e vou influencia-lo mas o outro individuo da relação não pode perder seu "self". Talvez, como na dualidade do Yin Yang, ao mesmo tempo q somos de alguém, não sejamos de ninguém. E tudo isso seja uma mera necessidade humana de dar nomes aos bois, de colocar apenas os ponto nos j's (jotas).

    Desculpa esta escrita tão pouco trabalhada, meus donos estão precisando de mim.

    vc me impressiona.

    ResponderExcluir
  4. "Talvez... ao mesmo tempo q somos de alguém, não sejamos de ninguém."

    Isso me faz enxergar os pontos nos J's.

    ResponderExcluir
  5. vc consegue???

    "Amar é como segurar mercúrio. Se você abre bem a mão, ele se concentra todo na palma. Se você fecha o punho, ele escorre por entre os dedos."

    ResponderExcluir
  6. "Amar é como segurar mercúrio. Se você abre bem a mão, ele se concentra todo na palma. Se você fecha o punho, ele escorre por entre os dedos."

    by Clarinha (Clara Silva)

    ResponderExcluir